Blog

Veja como escolher um apartamento

Veja como escolher um apartamento

Escolher um apartamento para morar costuma ser um momento de muita expectativa para a maioria das pessoas, e não podia ser diferente.

Entretanto, essa expectativa é seguida também por muitas dúvidas e questionamentos feitos sobre como fazer a escolha ideal, o que nem sempre é fácil.

São muitas questões e muitos fatores que precisam ser levados em consideração nesse momento tão importante, e escolher sem avaliar todas as possibilidades pode acabar em um resultado frustrante.

Pensando nisso, este artigo irá tratar sobre algumas dicas necessárias para você conseguir escolher um apartamento ideal.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então acompanhe o texto até o final!

 

Como escolher um apartamento: fique atento a essas dicas

Atente-se à localização 

Veja como escolher um apartamento 1

Os corretores costumam dizer que o mais importante na compra ou aluguel de um apartamento (ou casa) é localização, localização, localização.

Esse fator deve ser levado bastante em consideração ao escolher um apartamento, pois um local de moradia bem localizado é a melhor coisa do mundo.

Obviamente que essa boa localização pode ser muito relativa, pois enquanto para alguns morar em bairros mais nobres e seguros seria algo ideal, para outros o importante seria ter uma moradia perto do trabalho.

A acessibilidade ao local também é muito importante e conta no momento de levar a localização em conta, visto que muitas vezes ele torna-se de difícil acesso não só em veículo próprio, mas para quem utiliza transportes públicos também.

 

A questão da segurança 

Veja como escolher um apartamento 2

A segurança é outro fator de crucial importância no momento de escolher um apartamento, visto que não é toda região de uma cidade (ainda mais em uma grande cidade) que pode ser considerada segura nos dias atuais.

Além de levar em consideração o ambiente ou região ao redor do apartamento, como a vizinhança e a movimentação nas ruas próximas, ainda é essencial saber se o prédio é seguro contra possíveis entradas de pessoas estranhas.

Neste sentido, vale a pena conversar com pessoas que sejam moradoras do prédio, da vizinhança ou mesmo visitar a região em horários diferentes para avaliar melhor com os próprios olhos como ela é.

 

Leve em conta a valorização da região 

Veja como escolher um apartamento 3

Quando se vai comprar um apartamento, um dos fatores mais importantes para se levar em consideração é a valorização da região onde fica o imóvel.

Muita gente ainda não se atenta a isso, mas morar em locais que estão começando a ser valorizados no mercado fazem com que os preços dos imóveis subam, as vezes duas ou três vezes mais do que quando foi feita a compra.

Obviamente que nada é certo e pode, de uma hora para outra, o bairro ou a região em que você adquiriu o imóvel ser desvalorizado.

Entretanto, a construção de shoppings, praças e outras formas de entretenimento tendem a valorizar bastante uma região, então é preciso ficar atento a esses fatores na hora de escolher um apartamento.

 

Pense a longo prazo no orçamento

Veja como escolher um apartamento 4

Dificilmente você irá escolher um apartamento para comprar à vista, ou mesmo caso vá alugar, muitas vezes o valor do aluguel pode ficar acima das suas possibilidades financeiras no futuro (mesmo que agora não seja um problema).

Assim, a mensalidade de um financiamento de compra ou do aluguel de um apartamento jamais pode tomar metade da sua renda, sequer deve ficar pouco acima de ¼ dela.

Desse modo, você deve pensar a longo prazo, de forma que no futuro esse valor não seja muito pesado para o seu orçamento e acabe fazendo com que seja necessário recorrer a um empréstimo ou mesmo ter que desfazer-se do imóvel.

 

Observe a incidência solar sobre o imóvel

Veja como escolher um apartamento 5

Você acha que esse é um fator de pouca relevância? Pois saiba que devia ser um dos que mais levados em consideração na hora de escolher um apartamento.

A incidência solar pode tornar a experiência em um apartamento maravilhosa ou péssima, principalmente se você mora em uma região do país em que há uma incidência dos raios do sol muito forte.

Todo mundo deseja um apartamento bem iluminado, mas ele pode tornar-se um verdadeiro “forno” devido ao calor incidindo diretamente sobre as paredes do imóvel nos horários de sol a pico.

Dessa forma, uma boa ideia é escolher um apartamento que seja voltado para o leste.

 

Conclusão

Como você viu, escolher um apartamento para morar é um momento muito especial para qualquer pessoa, mas também é carregado de dúvidas sobre a melhor opção a ser feita.

Neste texto, você viu algumas dicas de fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher um apartamento, de forma que a sua escolha seja a mais adequada possível.

Gostou do artigo de hoje sobre como escolher um apartamento?  Leia nosso outro artigo clicando aqui!

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *