Blog

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento

Muitos brasileiros sonham em comprar um apartamento, pois nada é melhor do que morar no seu próprio cantinho sabendo que ele é todo seu e de mais ninguém.

O sonho do apartamento próprio, entretanto, pode acabar tornando-se um grande problema quando alguns erros são cometidos durante esse processo.

Para auxiliar você que está pensando em comprar um apartamento agora, principalmente se é o seu primeiro, este artigo irá trazer algumas importantes informações.

Acompanhe agora 6 passos para evitar transtornos na hora de comprar um apartamento e saiba como adquirir o seu imóvel próprio de maneira tranquila.

 

Como comprar um apartamento sem transtorno: 6 passos cruciais

1- Faça um bom planejamento financeiro 

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 1

O passo mais importante para evitar qualquer transtorno na hora de comprar um apartamento é fazer um bom planejamento financeiro.

A compra de um apartamento é algo bastante custoso e dificilmente as pessoas conseguem fazer a aquisição do imóvel à vista, normalmente optando por financiá-lo e pagá-lo por meio de parcelas suaves todo mês.

Para que o financiamento não acabe tornando-se um enorme problema no futuro, é preciso que você planeje e converse bastante com o banco para conseguir parcelas pequenas e juros baixos, que caibam no seu orçamento.

Ou seja, o primeiro passo é planejar-se para saber se a compra do apartamento, mesmo financiado, está dentro das suas possibilidades e não irá comprometer seu orçamento mensal, fazendo-o passar por apertos ao fim do mês.

 

2- Não escolha o primeiro apartamento que visitar 

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 2

A pressa em comprar um apartamento é um enorme erro que pode transformar-se em um grande transtorno no futuro.

Muitas pessoas, na ansiedade de fazer a aquisição do seu imóvel e acreditando que estão fazendo um super negócio ao surgir uma boa oferta, acabam por ficar com o primeiro apartamento que visitam.

Nenhuma beleza que leve à “paixão à primeira vista” ou nenhum preço baixo vale o risco de escolher um imóvel sem ter visitado outros, que podem ser bem melhores, além de conhecer todos os aspectos relacionados a ele.

Um layout ou design bonito não quer dizer que o apartamento tenha uma boa estrutura, muito menos um preço abaixo do padrão do mercado significa que no futuro isso terá sido uma boa economia.

 

3- Não atentar-se a gastos extras 

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 3

Quando se fala em planejamento financeiro para comprar um apartamento, normalmente direciona-se para o dinheiro a ser investido na aquisição do imóvel em si, como no caso do financiamento.

Entretanto, não se pode esquecer que haverá custos extras, como taxas e impostos, que necessitam ser pagos, como aqueles referentes às transferências e documentações.

Por isso, é preciso ter uma reserva de dinheiro para esses gastos extras, evitando que ocorram transtornos no momento da compra e de colocar o imóvel no seu nome.

 

4- Conheça as outras partes envolvidas na transação 

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 4

Comprar um apartamento é um investimento para a vida e é preciso conhecer bem as partes envolvidas na transação para evitar qualquer tipo de transtorno no momento do fechamento do negócio ou no futuro.

Esteja você pretendendo comprar um apartamento de uma construtora (na planta), de uma imobiliária ou mesmo direto do dono do imóvel, é necessário conhecer bem o outro lado para saber se é confiável fazer negócio.

Ter ajuda profissional, de um corretor de imóveis, pode auxiliar muito no processo, mas caso resolva fazer tudo sozinho, ao primeiro sinal de que algo não está certo, esqueça o negócio e pule fora.

 

5- Faça uma verificação geral das condições físicas do apartamento

 

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 5

Sabe o segundo passo citado? O de não comprar o primeiro apartamento que visitar?

Tão importante quanto ele é verificar todas as condições físicas gerais do apartamento, que depois de muita pesquisa, você pretende escolher.

Veja se a estrutura do imóvel está segura, se as questões da rede elétrica estão dentro do padrão adequado e se as tubulações de água funcionam (e se não há nenhum vazamento), bem como se o piso não apresenta defeitos.

Tudo isso precisa ser verificado antes da compra, para evitar transtornos futuros depois que você já tiver feito a compra do apartamento e ocasionar gastos desnecessários (apenas por falta de atenção e de paciência).

 

6- Procure um apartamento que esteja de acordo com suas necessidades

6 passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento 6

Gosta de morar em um ambiente silencioso? Prefere um bairro que ofereça mais segurança ou que seja mais central ou mesmo perto do seu trabalho (quem sabe você encontre tudo isso em um só)? Quer o sol incidindo direto no imóvel?

Todas essas características precisam ser bem estudadas antes de comprar um apartamento, evitando assim que você vá sofrer transtornos futuros, pois descobrir tudo isso só depois é complicado, pois não dá para desfazer o negócio.

A sua pesquisa precisa levar em consideração todos esses fatores, pois pense que esse será o local em que você viverá por longos anos (quem sabe até mesmo até o final da sua vida) e ninguém deseja morar em um ambiente que não agrade.

 

Conclusão

Como você viu, comprar um apartamento é um grande passo na vida de qualquer pessoa e é preciso tomar bastante cuidado para que a realização de um sonho não transforme-se em um pesadelo no futuro.

Neste texto, você pôde ver 6 passos importantes para evitar passar por transtornos no momento de comprar um apartamento e mesmo após a aquisição do imóvel.

Gostou do artigo de hoje sobre os passos para evitar transtorno na hora de comprar um apartamento

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *